Vamos conversar?
SE TOCA MARIA!
Como sempre falamos, seja Maria mas não vá com as outras
Voçê sabe o que realmente quer dizer o feminismo?
Encontramos uma matéria que esplica mitos e verdades sobre nosso poder!
O movimento feminista defende que as mulheres tenham liberdade sobre seu próprio corpo, ou seja, que elas possam fazer escolhas. A depilação é um padrão estético reforçado pela sociedade e encarado como normal na vida de uma mulher. Por isso, quem opta por não se depilar é encarada como fora do padrão. As feministas defendem que as mulheres sejam livres para escolher se querem se depilar ou não, e que elas não tenham que fazê-lo por uma obrigação social. Em outras palavras, feministas se depilam se quiserem. Caso não queiram, está tudo bem.
Não necessariamente. Mulheres politicamente alinhadas com a direita ou com a esquerda podem ser feministas, se desejam a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Existe uma vertente do feminismo que é o feminismo liberal, associada ao pensamento político-econômico do Liberalismo. O feminismo liberal prioriza a inclusão e a participação de mulheres em empresas e na política, defendendo pautas como a equidade salarial entre homens e mulheres e priorizando uma perspectiva individual com ênfase no fator econômico. Ou seja, é possível ser feminista de direita.
O feminismo defende a condição de igualdade entre homens e mulheres na sociedade e o direito de decidirem sobre sua vida tanto individualmente quanto no âmbito político e coletivo. O que deve ser combatido é o sistema patriarcal que coloca o homem em situação de superioridade em relação a mulher, seja por justificativas biológicas ou pelos papéis de gênero que cada um assume na sociedade. Assim, elas não odeiam os homens; apenas são contra o sistema que os coloca como seres superiores. Feministas lutam contra a situação de opressão que rotula as mulheres de "sexo frágil".
Dizer que feministas odeiam homens é uma bobagem. Afinal, há muitos homens que são aliados do feminismo. Não dá para odiá-los.
Mentira. Uma das principais bandeiras do feminismo é o direito da mulher de decidir sobre sua própria vida e seu corpo. A questão do aborto seria um exemplo disso, já que diz respeito a uma gravidez indesejada que será gerada no útero de uma mulher, e, portanto, diz respeito ao corpo dela. Feministas não defendem que todas as mulheres sejam obrigadas a abortar nem que o aborto seja feito em larga escala. Elas defendem que ele seja uma opção para as mulheres. Isso não significa que uma mulher que defenda o aborto esteja disposta a fazer um. É possível ser feminista, defender o direito ao aborto como escolha e não querer abortar.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 47 mil mulheres morrem por ano em todo o mundo em decorrência de abortos inseguros. Um relatório produzido pelo Ministério da Saúde e entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) aponta que em dez anos o SUS gastou 486 milhões de reais com internações para tratar de complicações relacionadas a abortos. Além disso, entre 2000 e 2016, pelo menos 4.455 mulheres morreram por este motivo. No Brasil, o aborto é permitido em três ocasiões: em caso de estupro; quando a gravidez causa risco de vida para a mãe ou quando o feto é anencéfalo.
Falso. Machismo é um comportamento que subjuga a mulher, que a coloca como inferior ao homem. Feminismo é um movimento social que luta por igualdade entre homens e mulheres. Para o feminismo, nem homem nem mulher são superiores. Eles devem estar em condição de igualdade social. Simples, não é mesmo?
Mais uma vez: feminismo tem a ver com liberdade de escolhas. A sociedade associa certo tipo de comportamento e de vestimentas à feminilidade. Se a mulher quiser seguir essas regras, ótimo. Se ela não quiser, ótimo também. A mulher é livre para fazer o que quiser. Saiba, portanto, que feministas usam saia, mas calça também. Elas podem ter cabelo comprido ou curto. Podem ter voz fina ou grossa. Podem ser quem quiserem. Aliás e a propósito: a mineira Julia Horta, atual Miss Brasil, símbolo de feminilidade, se declara feminista.
Há quem afirme que as feministas são todas lésbicas. Há também que chame uma feminista de "mulher-macho". Posicionamento político e orientação sexual são coisas totalmente diferentes. O feminismo é o posicionamento político daquelas que defendem a igualdade entre homens e mulheres. Ser lésbica é apenas uma entre as orientações sexuais que uma mulher pode ter — e isso diz respeito somente a ela. Existem feministas lésbicas? Sim. Mas também existem feministas hétero, trans...
Sobre chamar uma feminista de "mulher-macho": é apenas falta de educação mesmo.
Feminismo é assunto sério. É graças a ele que as mulheres têm reduzido, ano a ano, as desigualdades de gênero. A conquista do direito ao voto, do direito ao trabalho, a independência econômica, a participação política, o divórcio e a guarda dos filhos: tudo isso é fruto da luta feminista. Ou vocês achavam que as cadeiras de deputada no Congresso caíram do céu?
O Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, o país registrou mais de 60 mil estupros. A polícia estima que apenas 10% desse tipo de crime seja comunicado às autoridades. Ou seja, os números reais são bem maiores. Uma das bandeiras mais importantes do feminismo é o fim da violência contra a mulher. Entendem por que não se trata de mimimi?
COMO AS FLORES AGEM:
'TONIFICAÇÃO, NUTRIÇÃO, REGENERAÇÃO CELULAR E REVITALIZAÇÃO'
Para conseguir todos os proveitos das plantas, é necessário saber como retirar de sua composição o material necessário. "Existem duas maneiras de extrair os benefícios das flores: deixando a pétala de molho por mais de um mês para fazer um extrato ou aquecendo-as para produzir os óleos essenciais. A segunda opção é a mais eficiente apesar de ser mais rara e difícil de extrair", aponta a terapeuta ao ser complementada pela naturóloga do W Estética & Spa: "Os princípios ativos presentes nas flores trazem benefícios como tonificação, nutrição, regeneração celular e revitalização da pele." Além disso, é importante conhecer o que cada flor pode oferecer. "De um modo geral todas as flores fornecem benefícios para a pele, pois são ricas em polifenóides, substância que age contra os radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele", esclarece Mariana sobre uma das propriedades também presente no óleo de canabidiol ao ter a fala completada pela Marcia: "Existem as flores que já são clássicas como a lavanda, o hibisco e a calêndula, pois possuem efeitos calmantes atenuando as inflamações da pele, principalmente as peles mais sensíveis." Quando aliadas a outros ingredientes como frutas, os efeitos para a pele podem ser ainda melhores.
LAVANDA PODE SER USADA EM PELES SENSÍVEIS: 'ACALMA'
Quem tem a pele seca sabe como é difícil ter que lidar com certas características, mas a flor pode ser um aliado para combater os incômodos. "A lavanda ajuda a acalmar a pele", explica as especialistas ao recomendarem: "Principalmente em casos de peles mais sensíveis." Além disso, a cor da planta está super na moda e é um dos tons que estão em alta para o verão.
ROSA FORTIFICA A PELE: 'EQUILIBRA OS ÂNIMOS'
Uma das flores mais conhecidas pode ser a solução para a aparência da sua pele. "Na aromaterapia é vista como um afrodisíaco e equilibra os ânimos", informam as profissionais ao apontarem os benefícios alcançados pela planta quando usada no órgão: "Tem poder de nutrir, tonificar e homogeneizar o tom da pele."
GERÂNIO AUXILIA NA LUTRA CONTA OLEOSIDADE: 'AÇÃO ANTISSÉPTICA'
A maioria das mulheres brasileiras convivem com a pele oleosa, devido ao clima do país. Com isso, é comum ter problemas com acne, mas é possível reverter esse quadro. "O gerânio tem ação antisséptica e combate a oleosidade", declaram as especialistas ao desenvolver: "Auxiliando no tratamento de cravos e espinhas. Também tonifica a pele."
CAMOMILA NOS FIOS: 'CLAREAR OS CABELOS'
Algumas flores também podem ser utilizadas para cuidados com os fios. "A camomila é indicado para clarear os cabelos", sugerem as profissionais ao acrescentarem: "Tem propriedades anti-inflamatórias, sedativas e antissépticas."
NÉROLI JUNTO COM LAVANDA: 'MELHORA A TEXTURA DA PELE'
Muitas vezes, é possível fazer um mix de flores para conseguir conquistar mais benefícios quando forem relacionadas. "Quando associada à lavanda, a néroli melhora também a elasticidade", relatam as especialistas ao apontarem: "Também melhora a textura da pele."
FLOR-DE-LIS PODE RECUPERAR A PELE: 'TEM EFEITO PEELING'
Para dar uma nova cara para a pele, a flor-de-lis é uma das plantas mais recomendadas. "Ela tem efeito peeling quando utilizada no seu estado primário", recomendam as profissionais ao desenvolverem: "O que possibilita a regeneração da pele e eliminando as células mortas."
(Por Fernanda Casagrande)